Os Cartões De Credito governaram o mundo?

O cartão de crédito é um componente insubstituível quando o cliente quer adquirir um produto ou um serviço.

Atualmente há uma grande quantidade de empresas que fornecem esse tipo de cartão de crédito.

Os cartões de crédito revolucionaram a forma como consumimos, por eles é possível planejar projetos, parcelar compras e assim garantir serviços e produtos de forma rápida e sem precisar esperar pelo próximo mês.

Os cartões de crédito também auxiliaram no desenvolvimento de medidas de segurança, com o cartão de plástico é possível comprar sem ter a preocupação de perder parte de sua renda por acidente ou pela criminalidade.

A história dos cartões de crédito

Por mais surpreendente que pareça os cartões de crédito foram uma ideia impulsionada por Frank MacNamara que percebeu que tinha esquecido seu dinheiro e seus talões de cheque.

O restaurante e MacNamara fizeram um acordo de anotar o nome do cliente e a quantia devida e retornar logo em seguida.

Diners Club Internacional, O primeiro cartão de crédito.

Nesse sentido que ele percebeu o quanto era interessante desenvolver um sistema de pagamento que pudesse contornar circunstâncias como essa.

Então ele desenvolveu, na década de 50, o cartão de crédito Diners Club Internacional e distribuiu cartões de papel primeiramente para os seus associados.

No final a ideia cresceu de tamanha forma que em 1955 já era possível encontrar papéis de crédito de plástico e em 1958 já existia um concorrente, o American Express.

O famoso ‘’fiado’’

O que ocorreu com MacNamara foi e continua sendo em algumas regiões bastante comum no Brasil com os populares ‘’cadernos’’, onde o consumidor poderia comprar determinada quantia ‘’fiado’’ e o dono do estabelecimento anotava o valor devido.

Cartões de crédito atualmente

Atualmente, os cartões de crédito são o principal meio para concluir pagamentos. Levantamento da Forex Bonuses já estima que pelo menos 10 países no mundo possuem mais cartões do que habitantes sendo os EUA o com maior quantidade de cartões, são 3 cartões por pessoa.

No Brasil, o Banco Central já alega que entre 1997 e 2010 surgiram pelo menos 70 bandeiras e mais de 6 bilhões de operações com cartões de crédito, no total, a quantia levantada por comprar no cartão é mais de R$674 bilhões.

Os cartões de crédito são atualmente um dos principais intermediários no momento de efetivar compras, mas você sabe quais são suas vantagens e desvantagens?

Vantagens dos Cartões de crédito

Além da possibilidade de um pagamento facilitado e maior poder de compra também é possível obter vantagens fornecidas pelo banco ou pela bandeira.

O cartão de crédito é um recurso indispensável para o consumidor médio no Brasil, as facilidades e vantagens que ele propicia são valiosas para o consumidor preocupado com o bom rendimento de suas finanças.

Fazer um cartão de crédito significa investir na segurança de suas finanças, impedindo a perda devido ao roubo ou furto. Ademais, por meio do cartão de crédito você pode parcelar compras e aproveitar benefícios de lojas parceiras do banco.

Desvantagens dos Cartões de Crédito

A utilização do cartão demanda cautela e planejamento.

Apesar de o cartão possibilitar o parcelamento, se as parcelas não forem pagas os juros viram um obstáculo complicado de atravessar, como os juros rotativos.

Afinal, o cartão de crédito pode e deve ser compreendido como um empréstimo pessoal de curto prazo.

Os cartões de créditos podem possuir custos constantes que desagradam ao consumidor com um perfil mais econômico.

Por isso os cartões que não cobram taxa de anuidade e que não possuem taxas de manutenção costumam ser os mais procurados.

Felizmente para isso existem as fintechs que chegaram no mercado nacional e garantem um serviço bom com poucas taxas, como é o caso do Nubank.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *